AIRCOOLED VW - MOTOR E DRIVETRAIN
O tipo 3 foi equipado inicialmente com uns 1.5 litros (1493 centímetros cúbicos) motor baseado no air-cooled flat-4 encontrado no tipo 1. Quando long o bloco remanesceram o mesmos que o tipo 1, refrigerar do motor foi mudado dràstica para permitir um perfil muito mais baixo do motor. Isto resultou na área aumentada para o armazenamento da carga com o motor so-called do “Pancake” ou do “Suitcase”. O deslocamento deste motor aumentaria mais tarde a 1.6 litros (1585 centímetros cúbicos).
Originalmente um único ou duplo-carburetted 1.5 litros motor, (1500 N, 45 cavalo-força ou 1500S, cavalo-força 54) o tipo 3 motor começou um deslocamento maior (1.6l 1585 centímetros cúbicos) para 1966 e modificado para que 1968 incluam a injeção eletrônica do combustível como uma opção, fazendo lhe um dos primeiros carros do consumidor da produção maciça com tal característica (os primeiros eram Tipo 4 VW 411). Foi introduzida também para 1968 uma transmissão inteiramente automática. Um avanço do notable do tipo 1 ao tipo 3 era a suspensão dianteira - embora similar ao tipo 1, era o primeiro sistema de Volkswagen para incorporar barras transversais da torsão, ao contrário do tipo 1 folhas da torsão. O tipo 3 barras da torsão é cross-mounted, de modo que cada barra individual da torsão seja conectada a ambas as rodas dianteiras, similar ao Rodeio Aspen. O tipo 3 causado frequentemente o divertimento ao uninitiated porque seu motor foi escondido afastado sob o espaço traseiro do tronco em todos os três variants: o Notchback, o Squareback e o Fastback. O tipo 3 era também o carro produzido primeiro volume do mundo para caracterizar a injeção eletrônica do combustível aberta caminho por Bosch. Isto foi oferecido como a versão de VW 1600E (meaning “Einspritzung” de E no alemão ou na injeção).
O tipo 3 caracterizou também um condicionador de ar, o carpeting da parede-à-parede, e uma quantidade maior de espaço de armazenamento (armazenamento dianteiro e traseiro - o motor foi posicionado sob um painel no carregador traseiro, permitindo mais espaço da bagagem do que o tipo 1 “o besouro”)